Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2018), 
uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.
A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis:
Modalidade Iniciação: Nível Júnior, para alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, Nível 1, para alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental e


    • Nível 2, para alunos do oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental.
  • Modalidade Programação:
    • Nível Júnior, para alunos até o nono ano do ensino fundamental (alunos de anos anteriores também podem participar),
    • Nível 1, para alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (alunos do Ensino Fundamental também podem participar) e
    • Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio (alunos de anos anteriores também podem participar).
    • Nível Sênior, para alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.
Em todas as modalidades e níveis os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade e nível.
Modalidade Iniciação - Nível Júnior, Nível 1 e Nível 2
Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.
Modalidade Programação - Nível Júnior, Nível 1, Nível 2 e Nível Sênior
A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.
Premiação
Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.
Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.
Fonte:https://olimpiada.ic.unicamp.br/info/